O cartunista e ativista político Carlos Latuff foi entrevistado ontem (30/08) pelo programa Em Pauta da Globo News. Quando foi questionado sobre quais seriam suas influências, citou o artista alemão John Heartfield como uma delas (na verdade ele esqueceu o nome do artista no ar, depois é que me contou).
Com meu costume – às vezes bom, às vezes penoso – de pesquisar no oráculo quando me deparo com algum tema novo/desconhecido, googlei sobre o Heartfield e me deparei com a obra de um mestre da fotomontagem política. Muitas de suas principais obras foram publicadas no jornal Arbeiter-Illustrierte-Zeitung (AIZ), que era do partido comunista alemão ao qual ele era filiado. Seu nome verdadeiro era Helmut Herzfeld (ele adotou um pseudônimo inglês como uma crítica ao nacionalismo anti-britânico de seu país).
A fotomontagem que copiei acima foi publicada originalmente com várias legendas: “O significado da saudação de Hitler”, “O pequeno homem gosta de grandes doações”, e “eu tenho milhões atrás de mim!”; o jornal inglês The Independent a reproduziu sem as mesmas, apenas com sua “bela simplicidade” (a imagem grita por si).
Confira outras obras de John Heartfield no site de design Abduzeedo